sexta-feira, 13 de julho de 2012

Resenha: Cowboy Bebop (anime)


"O ano é 2071, o futuro é agora". Lançado em 1998, foi dirigido por Shinichiro Watanabe, escrito por Keiko Nobumoto e produzido pela Sunrise. Posteriormente, mas quase ao mesmo tempo, também virou uma primeira sequência de mangá, um ano depois uma nova sequência foi lançada. Em 2001 foi lançado um longa-metragem.

Cowboy Bebop é mais um daqueles clássicos que simplesmente não pode deixar de ser assistido pelos fãs da arte do anime. No ano de 2071, o espaço é todo habitado por seres humanos e ironicamente, a Terra se tornou um ambiente inóspito - porém ainda habitada - devido a um acidente com um portal que explode entre nosso planeta e a Lua, causando quedas diárias de meteoros. Bebop é o nome da nave-mãe que transporta nossos herois - e as naves menores: Hammerhead, Swordfish II e Red Tail - e Cowboys é como são chamados os caçadores de recompensas, com direito a um programa diário em que um inusitado casal apresenta as "cabeças a prêmio".


Os personagens principais são Spike Spiegel, Jet Black e Faye Valentine. Em certo momento entra em cena também Edward, uma menina com nome de menino - e que causa dúvidas em muita gente. Além do simpático cãozinho Ein, extremamente inteligente.

Minha impressão: Cowboy Bebop é simplesmente delicioso. Os personagens são todos carismáticos, cada um com seu próprio jeito de ser. A qualidade visual é enorme, principalmente levando em conta que já é um anime de 14 aninhos de idade. As sequências de luta são maravilhosas, tanto as espaciais quanto as corpo-a-corpo, especialmente aquelas em que o Spike aparece. Seus movimentos são encantadores.

A trilha sonora do anime é outro espetáculo à parte. Muito, muito jazz. Os episódios Sympathy for the Devil - episódio 06 - e Jupiter Jazz - episódios 11 (parte 1) e 12 (parte 2) - mostram bem isso. Mas de uma maneira geral, todo o desenho é extremamente saboroso de se ouvir.


A trama é muito bem distribuída, desenvolvendo a história dos personagens aos poucos, o que a meu ver é muito positivo. Geralmente quando muitas informações são apresentadas de uma só vez, é fácil confundir elementos, coisa que simplesmente não acontece.
Muitos detalhes da vida de Spike, por exemplo, só são revelados nos últimos episódios. Mas diferente de Devil May Cry, a personalidade de cada um é muito bem trabalhada desde o início, então quando sua história é de fato apresentada, não chega a ser uma grande revelação, e soa mais como um complemento.

A abertura é um espetáculo à parte. Traz a sensação de estar assistindo um desenho antigo, tanto pela audio quanto pelo vídeo, com um jogo de imagens e cores que casa perfeitamente com a música.


Enfim, recomendadíssimo. Traz ação, drama, aventura, comédia e garante satisfação do início ao fim. Não há do que discordar quando se diz que é um anime inovador. Se você ainda não viu, acredite em mim, está perdendo tempo.

Ah, e não se esqueça de assistir também ao filme, que também é simplesmente sensacional.

"The bounty hunters, who are gathering in the spaceship "BEBOP," will play freely without fear of risky things, they must create new dreams and films by breaking traditional styles. The work, which becomes a new genre itself, will be called... "COWBOY BEBOP.""








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!