terça-feira, 28 de agosto de 2012

Resenha: Mao Dante/Demon Lord Dante (anime)


Mao Dante, também conhecido como Demon Lord Dante, é um mangá com autoria de Go Nagai e lançado originalmente em 1971, o que explica os traços do desenho, naquele estilo mais conservador, mais "arredondado", lembrando Cavaleiros do Zodíaco. O anime foi lançado em 2002, dirigido por Kenichi Maejima e produção dos estúdios Dante Project e Dynamic Planning. São 13 episódios no total.

A história fala de um antigo demônio adormecido, Dante, que está em vias de ser despertado e libertado por uma seita de satanistas nos dias de hoje. Ryo, o protagonista, começa a ter estranhos sonhos e aparentemente ele tem uma ligação muito forte com Dante, o que causa confusão no garoto.


Minha impressão: A ideia é tão simples que todo o anime pode ser resumido em três parágrafos sem qualquer perda substancial, como encontrado aqui, na Wikipedia. Mas, diferente de Ao no Exorcist e a exemplo de Devil May Cry, a simplicidade de Mao Dante é decepcionante.

Mais uma vez nos deparamos com personagens pouco explorados, superficiais e de personalidades que passam com indiferença pelo espectador. A essência é muito interessante, e penso que se talvez tivesse o formato de 20, 25 episódios, talvez esses personagens pudessem ser melhor apresentados e assim aquela ligação/relação espectador/personagem pudesse se estabelecer com maior efetividade, mas não é o caso.


Não consegui sentir qualquer tipo de empolgação em continuar assistindo episódio após episódio, com exceção talvez dos três ou quatro primeiros. Depois a série se torna... Insossa. Mais do mesmo.

Visual: Os demônios são bizarros. Mas não aquele bizarro legal, como o Pyramid Head de Silent Hill. Bizarro tosco, troços multicoloridos com tentáculos e asas e faces pra lá de estranhas. Zenon é um demônio cor de rosa. Um dos quatro Reis Dêmonio tem um lado de cada cor, vermelho e azul (?) ou vermelho e cinza, não lembro bem. A mais bonita é a Medusa, mas talvez seja simplesmente pelo fato de ser a mais simples.


Outra coisa que me incomodou enquanto eu assistia é que os demônios conversam com a boca arreganhada, sem se mexer. Sabe cachorro com sede, quando fica com a língua de fora? Naquele estilo. Você nunca sabe se eles estão realmente falando, porque a boca não mexe, ou se estão conversando por telepatia, o que não explica a bocarra cheia de dentes aberta.

A única coisa realmente interessante e muito inusitada é o conceito de Deus e Demônios que o anime apresenta, em que Deus na verdade é uma entidade maligna e os Demônios eram originalmente seres humanos "do bem" que num momento fatídico, absorveram parte da energia demoníaca (?) de Deus, se tornando essas criaturas horrendas e poderosas. Mas mesmo isso é apresentado de maneira superficial e acaba se perdendo no desinteressante ritmo do anime. Uma pena, de verdade.

Por fim, não recomendo. Na falta de qualquer outra coisa para assistir, pode até ser uma opção, mas sinceramente... Não fez diferença nenhuma na minha vida. Mais uma vez, uma pena. Mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!