quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tutorial: Seguradores de livros

Quem tem prateleiras com livros em casa sabe o quanto é difícil controlar as quedas daqueles que ficam nas beiradas, principalmente quando as estantes ficam atoladas de livros, como as minhas. Na foto a seguir dá pra ter uma noção, ignorem os enfeites que já foram encaixotados e o adesivo colorido que também já saiu.


Nas duas prateleiras de baixo, o próprio suporte da prateleira serve de segurador, mas muitas prateleiras não têm esse suporte, assim como as que eu vou colocar no lugar dessas também não têm. Me faz lembrar que meus livros estão todos encaixotados porque o caminhão dos Correios onde minhas novas prateleiras estavam vindo pegou fogo e logo depois a fonte do meu computador pegou fogo e as restrições orçamentárias ainda não me permitiram comprar novas prateleiras... Mas isso é outra história.

Enfim, em lojas de decoração, papelarias e em lojas de presentes é fácil encontrar seguradores de livros lindíssimos, mas os preços de 40, 50 reais por par é assustador para quem está com o orçamento sempre apertado como o meu. Eis alguns exemplos:


Por coincidência, na rua perpendicular à da minha casa, que eu subo todos os dias para ir trabalhar, tem uma fabriqueta de calhas e lá eu parei para perguntar se com as medidas certas, eles poderiam fazer alguns pares para mim. E esse foi o resultado:


Nesses modelos as medidas que usei foram 20cm de altura, 15cm de largura e 10cm de base. O preço foi de R$ 3,50 por peça, R$ 28,00 por quatro pares.

Com as peças em mãos, comprei uma peça grande de contact branco - branco, não transparente - e uma menor do preto. O próximo passo foi forrar as peças. Essa parte fica por conta de cada um, cortar o contact é mais fácil, colar nas peças requer um pouco de atenção e paciência. Vale sempre lembrar que é bom usar uma régua enquanto o plástico vai aderindo à superfície, para evitar bolhas. Eu dobrei as beiradas para dentro da peça, até para neutralizar as pontas do metal e evitar danos aos livros ao movimentar os seguradores embaixo deles.

Depois de forradas, as peças ficaram assim:


Se você desenhar bem, pode criar seus próprios moldes. Se não, pode procurar na internet - tipo molde gato, por exemplo - e escolher os que mais agradam. Também pode ser necessário ajustar o tamanho do desenho - se for o tamanho de um wallpaper, por exemplo, não vai caber no segurador, né?

Com os desenhos impressos, você vai recortá-los, e em cima do contact, vai desenhar o molde. Do mesmo jeito que fazia o desenho da sua própria mão no jardim de infância, lembra? E então, vai recortar novamente.

Dependendo da delicadeza do desenho, vai ser difícil firmar o desenho impresso já recortado no contact para desenhar o molde. Nesse caso eu sugiro fazer um rolinho de durex para firmar seu recorte no plástico. A mesma dificuldade pode aparecer na hora de colar seu molde de contact na peça, como foi o caso das minhas cerejinhas, que vocês podem ver mais abaixo. Nesse caso, só paciência mesmo.

E foi assim que ficaram os meus seguradores no final das contas. Nos pretos com desenhos brancos, eu usei adesivos prontos, daqueles que o pessoal usa para colar em carros. Como eu não tenho carro, usei nos seguradores mesmo. Aqui encontrei por R$ 3,50 esses adesivos prontos - cada um. A nota musical lilás não é contact, é borracha EVA, que fica em relevo. Só não dá para perceber por causa do flash da máquina, mas também dá um efeito bem bacana. Nesse caso, usei cola branca. As borboletas em arco-íris também são de uma cartela de adesivos que comprei pronta, paguei R$ 12,90, mas vem uma porrada de borboletas, umas 20 ou 30.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!