terça-feira, 5 de março de 2013

Resenha: Darker than Black (anime)


Darker than Black é um anime e mangá de 2007. O roteiro é de Tensai Okamura, e suas páginas foram ilustradas por Ya Noki. O anime foi produzido pelo estúdio Bones - outro queridinho meu, além da Madhouse - e dirigido por Tensai Okamura. A primeira temporada, Kuro no Keiyakusha, foi ao ar com 26 episódios. Depois disso foram lançados 4 OVAs, Kuro no Keiyakusha Gaiden e posteriormente uma segunda temporada com mais 12 episódios, Ryuusei no Gemini. É importante que sejam assistidos nessa ordem pela continuidade da história.

A história centra em uma época em que um misterioso fenômeno assolou o mundo, conhecido como Hell's Gate - ou Portão do Inferno -. Surgiu um território anormal e perigoso, de onde Tóquio se isolou com a criação de uma grande muralha. Ao mesmo tempo, as estrelas desapareceram e muitas pessoas adquiriram habilidades sobrenaturais. Para cada uma dessas pessoas, apareceu no céu o equivalente a uma estrela, que se apaga quando a vida dessa pessoa também se extingue.


Mas essas habilidades têm um preço: os Contratantes, como são chamados, perdem as emoções naturais dos seres humanos. Eles não se apegam, não sentem medo, carinho, inveja ou qualquer outro sentimento. Além dos contratantes, algumas pessoas se transformaram em Dolls, que são seres totalmente apáticos, diferente dos contratantes.

Dolls são completamente programáveis, não pensam, sentem ou agem sem que tenham sido condicionados a isso. Contratantes agem por conta própria, e por consequência da perda das emoções, são capazes de matar a sangue frio sem qualquer remorso, os tornando excelentes assassinos de aluguel.


A existência dos contratantes e dos dolls é mantida em segredo da população, e sempre que algum evento envolve contratantes, a memória dos cidadãos presentes é apagada, excluindo de suas mentes aquele evento. Seus movimentos e ações são monitorados pelo governo, cada vez que um contratante usa seu poder, sua estrela - que ganha um código, como BK201 - acusa essa ação.

Os poderes dos contratantes são os mais variados possível, a exemplo de Heroes e X-Men. Mas diferente de X-Men, sua forma física nunca é afetada, sempre mantém a aparência de um ser humano normal. Manipulação de água, eletricidade, gravidade e troca de corpo estão entre algumas dessas habilidades.


Além disso, os contratantes têm que pagar um preço sempre que fazem uso de suas habilidades, que também varia bastante: pode ser desde arrancar um chumaço do próprio cabelo, ter que comer uma bebida específica ou dar um beijo numa pessoa do sexo oposto.

Minha impressão: Darker than Black é um anime realmente sensacional. o roteiro é muitíssimo interessante, a interação entre os personagens é muito intensa e muito consistente e mesmo não explorando a fundo os personagens em si com suas histórias e passado, é fácil se apegar a eles.


A primeira temporada é bastante explicativa, embora algumas coisas permaneçam um mistério. Mas calma: não é uma falha do anime, certas coisas permanecem sem explicação justamente para dar a ideia de que as pessoas ali, sejam seres humanos comuns, contratantes ou dolls, também não tenham explicação para os acontecimentos.

Também na primeira temporada se fecha um ciclo, que é aberto com a entrada dos OVAs, e a segunda temporada vem para começar um novo ciclo ao mesmo tempo que dá continuidade aos OVAs. Tudo num ritmo muito bem distribuído.


Também é interessante a interação entre diferentes agências como CIA, polícia, Serviço Secreto e até o  Sindicato, uma organização misteriosa - aliás, tudo nessa série é meio misterioso, não? - que lida exclusivamente com contratantes e dolls, e a esse ponto ninguém sabe qual é sua verdadeira intenção.

A segunda temporada consegue ser ainda mais legal, com a introdução de novos personagens e um foco totalmente diferente do da primeira. É também nessa temporada em que se faz uma referência muito forte a uma parte da mitologia japonesa, Izanami e Izanagi. Bastante interessante.

Enfim, é um anime que recomendo sem medo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!